TEATRO DE RUA
Podemos definir teatro de rua como um “Teatro que se produz em locais
exteriores às construções tradicionais: rua, praça, mercado, metrô,
universidade, etc.” (PAVIS, 1999, p.385). É uma forma teatral que possui
suas origens na antiguidade, o teatro nasceu no espaço aberto e desde a
Grécia Antiga colocou na cena os problemas da polis e dos
cidadãos. Teatro e cidade sempre foram ligados, numa relação amigável ou
conflituosa, mas um sempre se serviu ou serviu ao outro durante vários
séculos, profissionalizou-se no Renascimento e seguindo a burguesia
criou-se o espaço teatral restrito ou edifício teatral que acabou sendo
uma forma de elitizar o teatro.
As motivações para se optar pelo teatro de rua são as mais variadas,
desde uma tentativa de levar o teatro às pessoas que não tem acesso ao
fazer teatral convencional, até uma forma de teatro político, Amir
Haddad fala que: “ao fazer teatro na rua, descobri uma possibilidade
nova de platéia que eu não conhecia: a platéia heterogênea.” As pessoas
que vêem as peças pela cidade são pessoas das mais diversas faixas
etárias, classes sociais e mentalidade, este é um dos fatores
interessantes do teatro de rua, ele tem de ser criado de forma que
trabalhe com sua variedade de público.
O
teatro de rua ocupa as áreas abertas fazendo delas seu espaço cênico.
No entanto, esses lugares são dotados de significados, inscrevem parte
da história da cidade, portanto, devem ser pensados em toda a sua
amplitude para que possam ser bem utilizados. Ele, não esqueçamos, é uma
interferência no espaço e ao interferir, ele re-significa o espaço,
tornando-o propício a fruição.
Apesar de ser uma forma normalmente menosprezada de teatro, pois as
pessoas, até aquelas que nunca foram ao teatro, têm em mente o palco
italiano, ou até por ser pensado também como uma forma de agitação
social, o teatro de rua acaba não sendo visto de forma correta e que
abranja toda sua grandeza. Quando falamos de teatro de rua, estamos
falamos de uma forma de descentralizar o teatro, levá-lo às mais
distintas pessoas e lugares, estamos falando em humanizá-lo, de botar o
ator em contato direto com o público, de ligar ator e público podendo
transformá-los em uma coisa só, fazendo com que o espetáculo receba
interferência, mas também entre na vida das pessoas. E nesses tempos em
que tudo parece mais veloz, a rua mais agressiva e pela qual devamos
passar rapidamente, o teatro pode se colocar como um elemento
interruptor dessa agonia moderna, levando o passante a sonhar e a
refletir sobre sua condição de sujeito histórico dentro da cidade.
Grupo Tá na Rua
O teatro de rua no Brasil surgiu primeiramente como um forma de voz
contra a ditadura nos anos 80 logo após o regime militar, foi muito
comparado ao agit-prop e era claramente um teatro voltado para
movimentos políticos, nos dias atuais ele possui uma postura mais
estética e movimentos mais sociais.
Muitos grupos hoje em dia, ajudam a comunidade e “adotam” os locais
em que normalmente se apresentam, reformando e cuidando de locais antes
abandonados, como o grupo Satyros que se instalou na Praça Roosevelt em
São Paulo levando segurança e melhoria para a praça e seus moradores.
Nos dias atuais existem vários festivais de teatro de rua, assim como
mostras e discussões sobre os trabalhos em todo o território nacional e
internacional, e através deles estão sendo discutidas e criadas cada
vez mais bibliografias e discussões sobre processos criativos de teatro
de rua, o que é muito importante para torná-lo uma arte menos
discriminada e mais entendida por todos.
Podemos dizer então que o teatro de rua é uma forma extremamente
expressiva e pouco valorizada, no nosso país, de levar cultura a pessoas
que nem sempre tem acesso à ela, e de expor opiniões, sejam elas
políticas ou não, à sociedade.